Made for Fashion reúne estilistas de moda e artistas maquiadores famosos para uma conversa sobre criatividade, colaboração e passarelas.
Depois de estrear a primeira coleção em 2008, Alexa Adams e Flora Gill da grife Ohne Titel (em alemão, “sem título”) se tornaram as queridinhas da vez na cena fashion de Nova York. As malhas confiantes, arquiteturais da dupla alçam a estética a um novo nível - um que é arrebatador, ultramoderno, sempre novo. Não importa a estação, a mulher Ohne Titel é sempre natural e cool a ponto de dar inveja. A musa delas não é uma beleza tradicional, e as pequenas guinadas e voltas que dão forma ao look de maquiagem de cada estação dialogam fortemente com isso. Seja a elegância de sobrancelhas dramáticas, de uma pele hiperluminosa, ou de orbes de blush em pontos tão altos das maçãs que elas emolduram os olhos com um brilho coral, a confiança é o que importa. Durante as duas últimas estações, elas trabalharam com o artista maquiador Kabuki, adorado por seu senso de elegância único – idealizado em todos os lugares, da cena club de NYC às estações temporadas 1 e 2 de Sex and the City à Rihanna, Katy Perry, Lady Gaga, Madonna, Michael Jackson e todas as principais revistas de moda. Esses três poderes combinados formam um time de virar o jogo, colocados para explodir as passarelas com o seu talento artístico visionário. Aqui eles discutem inspiração, o poder da sutileza e por que o melhor da beleza exige confiança e verdade.
Alexa: A primeira coisa que sempre chama a atenção sobre a estética da Ohne Titel é que ela tem a ver com uma mulher forte. Há um sentido de individualidade, mas também essa ideia de força interior e um pouco de impetuosidade.
Flora: É para uma mulher mais arrojada Acho que tem a ver com confiança e individualidade. Essa é a coisa mais importante. As pessoas com confiança são bonitas, independentemente da aparência. E é isso que é preciso expressar e tentar revelar por meio da maquiagem.
“As pessoas com confiança são bonitas, independentemente da aparência. E é isso que é preciso expressar e tentar revelar por meio da maquiagem”. – Flora Gill
Alexa: Enquanto empresa, nós temos uma determinada estética que diz respeito a uma mulher mais forte, mas ao mesmo tempo não dá a impressão de ser uma fantasia ou de ser excessivamente elaborada. Ela é muito moderna. Mas é diferente trabalhar com você, Kabuki, por que estamos trabalhando juntos, então isso vai exaltar o que nós estamos fazendo ou levá-lo ao próximo estágio. Na moda, nós estamos sempre pensando sobre o que vai acontecer na próxima estação.
Kabuki: Há muito cuidado e reflexão que eu posso sentir visualmente quando vejo o que vocês me mostram. É um patamar alto, então tem a ver com se encontrar nesse lugar. Eu gosto de trabalhar com pessoas que têm bom gosto. Gosto da perfeição de mergulhar e fazer com que algo fique absolutamente certo, em vez de ficar pensando muito. É por isso que a simplicidade muitas vezes pode ser mais bonita. Tem mais a ver com um processo de refinamento.
Flora: Eu também acho que trabalhar com maquiadores talentosos realmente contribui muito para o resultado. Nós podemos chegar em você e dizer, “isso é o que estamos sentindo, isso é o que estamos fazendo”, e aí você responde com uma ideia ou uma interpretação interessante.
Alexa: Flora e eu éramos super fãs do seu trabalho antes de começar a trabalhar com você - é a sua particularidade real. Você vai ver essa relação entre formas e cores e o rosto. É algo visualmente forte, mas também passa uma sensação de frescor e contemporaneidade.
Kabuki: Este é o nosso segundo desfile juntos, ou seja, ainda estamos nos conhecendo. Mas nós simplesmente começamos em algum lugar e depois reagimos a isso. Para mim, o importante é ouvir. Tentar absorver o máximo que posso, e procurar não só interpretar o que elas estão dizendo, mas manter a mente aberta. É muito fácil trabalhar com vocês por que a inspiração está lá.
Flora: Uma das coisas de que gosto vendo você trabalhar é a sutileza que você imprime a tudo - a diferença entre algo que é perfeito e algo que é só um pouquinho fora do comum é tão pequena que é lindo ver como tudo se encaixa.
Kabuki: Obrigado. Eu só tenho um pequeno detalhe com que me preocupar, vocês fizeram a maior parte do trabalho para mim. É bom que isso fique claro.
Alexa: Essa é a melhor parte – ver todos os elementos juntos, quando se vê a garota certa nas roupas, com a maquiagem certa, os cabelos certos.
Flora: É algo surpreendente.
Kabuki: Tudo tem uma relação com alguma outra coisa. Às vezes, deixar algo sem nada é mais bonito que ficar acrescentando coisas. É no final que as coisas entram em perspectiva. É bom ter uma estética claramente definida, mas ainda ter flexibilidade para que as coisas aconteçam de forma espontânea. Isso permite que os looks tenham uma qualidade ou uma leveza natural que não é excessivamente 'pensada'.
Flora: A nossa maquiagem sempre teve algum aspecto um tanto arrojado, ainda que seja uma pele muito limpa, bonita.
Alexa: A gente quer aquele diferencial, aquele momento interessante.
Kabuki: É possível fazer algo um pouco diferente e não ficar com um jeito teatral e sim com uma mensagem coesa. Tem a ver com a integridade. A verdade é integridade. A beleza é verdade. Há algo ali que é inegável.