EM HERÓIS GLOBAIS NÓS COLOCAMOS OS HOLOFOTES SOBRE AS ESTRELAS CELEBRADAS REGIONALMENTE QUE ESTÃO CAUSANDO UM IMPACTO GLOBAL.
Jakob Kasimir – também conhecido como rapper / artista performático Candy Ken – emerge dos armazéns da cena artística de Berlim, exibindo adesivos Hello Kitty em seu rosto e improvisando em quatro tempos sobre as questões importantes, de Candy Crush à boneca Barbie e às patricinhas. Um pouco mais cedo neste ano, ele lançou o hit do YouTube, ‘RiFF RAFF Is MA DADDY’, que é uma somatória do look em geral dele: um cruzamento de RiFF RAFF com Brooke Candy, alguns cabelos pink, máscara e praticamente todo item que se poderia achar na caixa de brinquedo de uma criança de 5 anos de idade. É uma mistura impetuosa e, por isso, achamos que era hora de conseguir alguns fatos concretos do homem que está forjando uma das personas mais inconfundíveis e polarizantes que existem hoje na web...
Quando você se tornou Candy Ken pela primeira vez?
Eu sempre fui Candy Ken, mas só me transformei nele externamente há mais ou menos um ano. Sou natural da Áustria, um país bem conservador, como se, independente disso, já não fosse difícil o suficiente se expressar como indivíduo na escola. Eu visitei Tóquio, que me serviu de inspiração importante. Eu sempre amei coisas coloridas e Hello Kitty. As pessoas de lá realmente gostam do jeito que eu me visto. Acho que é bem kawaii.
Você disse que RiFF RAFF foi uma influência importante; você alguma vez se encontrou com ele?
Nunca. Eu queria me aproximar dele para que fizéssemos uma canção juntos por que eu acho que eu represento uma nova geração que se inspirou nele. Eu não quero copiar ele, mas eu amo as coisas que ele faz. Eu realmente fico feliz com o fato de ele estar se dando tão bem.
A persona Candy Ken é algo muito sério?
Eu não me levo a sério, mas Candy Ken não é uma piada. Mas ele não fica muito tempo pensando no que ele pode ou não pode fazer - tipo se ele pode usar pink sendo homem, ou enfeites nos dentes embora ele seja superbranco. Eu gosto o modo que RiFF RAFF usa capuz, e eu estou levando a coisa um passo adiante, incluindo também todo o aspecto de funções de gênero.
“Candy Ken não é uma piada. Mas ele não fica muito tempo pensando no que ele pode ou não pode fazer - tipo se ele pode usar pink sendo homem, ou enfeites nos dentes embora ele seja superbranco.
Quanto tempo da sua vida é gasto sendo Candy Ken?
Eu não sou Candy Ken só no palco. Eu me visto de um jeito similar – talvez não tão extremado – quando vou ao supermercado. Obviamente, dependendo do que faço, eu me visto de modos diferentes. Eu me submeto a um regime de exercícios para que fique com determinada aparência. Tudo faz parte da minha arte performática. É parte da minha indumentária.
O que significa a beleza para você?
Eu gosto de roupas. Gosto de lentes de contato coloridas, tinta de cabelo, roupas coloridas, joias. Alguns de meus heróis incluem Die Antwoord, Lady Gaga, Brooke Candy, FKA Twigs… Eu também adoro o estilo da Marilyn Manson.
Isso não nos surpreende. O vídeo das Bonecas Barbie é bem assustador...
Através da minha arte, eu vivo e crio o que não me deixam fazer na vida real. Em meus vídeos musicais e fotografias, eu posso expressar sentimentos e criar cenários fantasiosos que de outro modo não poderia!
Siga Candy Ken no Twitter: @CANDYKEN69