UM TRIBUTO AO ESTILO FROTA ESTELAR
As mulheres cósmicas de Star Trek não tornaram apenas a série imortal. Com um aguçado senso de estilo, elas impulsionaram a expansão de novas fronteiras na moda da era espacial.
É impossível imaginar como seria a vida no espaço sem pensar em Star Trek. A série de TV e o filme não representam apenas uma riquíssima narrativa de ficção científica; eles também deram visibilidade a alguns dos mais emblemáticos, inventivos e até mesmo cômicos trajes que já vimos. Star Trek trouxe o estilo de rua para o espaço e daí de volta para a Terra novamente. A gola alta, o uniforme de elastano e a túnica nunca mais foram os mesmos desde que foram usados na série, mas isso é apenas o começo do buraco do coelho (ou do buraco negro) da diversão. Neste artigo, exploramos o cosmos do estilo trekkie!
Star Trek causou impacto à primeira vista por vestir seu elenco tematicamente, com roupas incrivelmente justas que (realmente, verdadeiramente) chamaram a atenção. Os uniformes imortais da série eram como nenhum outro na tela: na série original, os uniformes masculinos eram túnicas coloridas, enquanto as mulheres usavam vestidos curtos com botas escuras à altura do joelho.
Feitos de veludo - que parecia talhado às luzes do estúdio - e formando uma elegante silhueta de espartilho, esses trajes tornaram-se a linguagem oficial da moda do futuro.
Os trajes de Star Trek eram confeccionados em tecidos inusitados, que estavam muito à frente de seu tempo: plástico, acrílico e várias polimisturas acabadas de sair do laboratório. Na década de 1960, após o lançamento dos satélites Sputnik, estilistas badalados como Mary Quant e Paco Rabanne trabalhavam com materiais semelhantes, inspirados na era especial. Além disso, Star Trek já desafiava as fronteiras raciais e de gênero. A série original apresentou o primeiro beijo inter-racial da história da televisão! Além disso, o estilo andrógeno e as roupas extremamente justas também fizeram história, posicionando-se à frente do seu tempo.
A tenente Uhura, a lendária personagem afro-americana que dividiu a cena de um beijo lendário com o Captain Kirk, personagem de William Shatner, bravamente envergou uma minissaia vermelha em pleno horário nobre. A peça veiculava empoderamento, profissionalismo e identidade de equipe – ou seja, consistia em um verdadeiro emblema da modernidade. A atriz Nichelle Nichols, que interpretou Uhura, observa em tom provocador: “Eu usava a minissaia na rua. O que poderia haver de errado em usá-la em horário nobre?”. Touché.
“O comandante metade Vulcano, metade humano, interpretado por Leonard Nimoy, está no centro da obsessão de cada coração apaixonado por Star Trek. Essa adoração tem sua própria saudação especial – e um estilo próprio. "Angular em todos os lugares certos”, a revista Vogue o saudou com aprovação. Em formato V, de fato!”
A postura lúdica de "por que não?" permeia muitas das experiências de estilo mais ousadas de Star Trek. Houve momentos nos quais o Capitão Kirk e seus companheiros de equipe se assemelhavam a membros de uma companhia de balé de circo. Havia conjuntos brilhantes à moda disco, biquínis de folha de alumínio, tangas masculinas e uma inexplicavelmente generosa coleção de camisas com babados usadas por Wesley Crusher - com ombreiras e tudo. Quando a Frota Estelar pousou em um planeta estrangeiro, as novas formas de vida não foram as únicas variáveis desconhecidas ainda por decodificar. O auge da estética extraterrestre, contudo, foi melhor capturado por um nome: Spock! O comandante metade Vulcano, metade humano, interpretado por Leonard Nimoy, está no cerne da obsessão de todos os fãs de Star Trek. Essa a adoração vem acompanhada com uma própria saudação especial – e um estilo próprio. "Angular em todos os lugares certos", a revista Vogue o saudou com aprovação. Em formato V, de fato!
À medida que a série se devolveu, os trajes de Star Trek evoluíram de um look atlético, com um toque de balé e tecidos elásticos e de Lycra, para um nova aparência física. Essa nova geração de trajes, com um estilo de fada, viriam a influenciar estilistas como Versace, Alexander Wang e Jean Paul Gaultier, entre outros. Graças aos meios de comunicação social e a eventos impulsionados por fãs, como o Comic Con, os cosplays Star Trek atingiram níveis heróicos de criatividade, com seus participantes mais ávidos literalmente transformando-se de globo ocular em membros inferiores com garras modificadas para capturar os seus personagens mais queridos. A convenção Star Trek: Mission New York, que aconteceu este ano [em setembro], comemorando o 50.º aniversário da série, irá não só comemorar um marco importante da cultura pop, mas será a prova de que vestir-se como os nossos heróis pode ajudar a manter para sempre viva a memória desses personagens e a nossa relação com eles.